terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fácies


Fácies é o significado de aspecto, natureza ou manifestação de carácter, normalmente reflectindo condições de génese, de camadas de rochas ou de constituintes específicos de camadas de rochas, independentemente da sua origem.

Um conceito alargado deste termo, abrange conceitos como litofácies, biofácies, fácies mineralógicas, fácies marinhas, fácies vulcânicas, fácies boreais.

Os elementos que caracterizam as rochas envolvidas no conceito de fácies:
- litológicos – associados à petrologia, estrutura (figuras sedimentares) e composição química
- paleontológicos – ligados aos fósseis indicadores de ambientes ou “fósseis de fácies”, fósseis com significado cronológico ou “fósseis estratigráficos” ou ainda “bons fósseis”.


Classifição Geral (Weller, 1960):
Tipo I – Fácies Petrográficas: Fácies definidas com base no aspecto ou composição petrográfica

Classe 1 – fácies generalizadas constituidas por todas as rochas de determinado tipo
Classe 2 – fácies constituidas por corpos de rochas com forma, extensão e relações mútuas definidas.

Tipo 2 – Fácies Estratigráficas: Corpos líticos, com forma variada, com composição característica e separados de outros pelas suas relações tri-dimensionais, limites e relações estruturais mútuas.

Classe 1 – corresponde às unidades litostratigráficas convencionais (Formação, etc), distintas verticalmente, os limites entre fácies adjacentes são planos horizontais e as relações laterais são indefinidas.
Classe 2 – correspondem a partes de uma unidade estratigráfica, variam lateralmente de modo gradual, os limites laterais são planos bem definidos.
Classe 3 – correspondem a partes de uma unidade estratigráfica com limites laterais irregulares, interdigitando-se com fácies vizinhas, chamados litossomas.

Tipo 3 – Fácies Ambientais: Fácies definidas com base no ambiente de génese dos corpos líticos. O ambiente é tomado no sentido amplo: litológico (nomeadamente sedimentológico), biológico, tectónico, etc. Este tipo de fácies é o que mais se aproxima da definição clássica.


Em 1977, foi proposta por Miall, uma classificação que unificava e padronizava os conceitos que até à altura se foi atribuindo ao termo ‘fácies’. Inicialmente apenas dez fácies englobavam todos os ambientes. Após uma revização foram acrescentados mais 10, mas este não é um número definitivo. A nomenclatura utilizada neste conjunto é constituída por duas letras, a primeira, maiúscula, indica a granulometria dominante, e a segunda, minúscula, uma característica qualquer, como por exemplo estruturas sedimentares existentes. Mais tarde, em 1985, esta classificação foi aperfeiçoada por Fritz & Harrison.



Excerto da Classificação de Miall com aperfeiçoacões feitas por Fritz & Harrison.

O limite de fácies pode ser lateral, constituindo assim um limite oblíquo (a) ou então ser paralelo às isócronas (b).

As zonas que possuam a mesma fácie dentro de uma bacia chamam-se isópicas, e as que possuam diferentes fácies mas se depositam ao mesmo tempo, heterópicas.

Existem cartas de fácies que nos indicam a existência de zonas isópicas e heterópicas dum local.

Carta de fácies da Bacia de Arequipa-Tarapacá (http://www.scielo.org.ar/img/revistas/raga/v61n3/3a11f6a.jpg)

A Lei de Walther diz-nos que numa sucessão vertical, se tivermos uma passagem gradual entre duas fácies, elas estão associadas, tendo origem em ambientes de deposição considerados contínuos. Se houver um contacto brusco ou erosivo pode indicar intervalos em que não houve deposição de material ou a existência de mudanças significativas no ambiente de sedimentação.

Uma sequência é um conjunto de termos litológicos articulados verticalmente sem descontinuidades principais, delimitadas por descontinuidades maiores. Pode ser virtual (se abranger tudo o que é possivel acontecer) ou local (se abranger apenas as características de um determinado local), positiva ou negativa, dependo da variação da energia e do processo de sedimentação que se vai afastando da área-mãe.

Série detrítica: conglomerado – arenitos – siltitos – argilitos – carvão

Série química: margas – calcários – dolomitos – evaporitos

A classificação de J.Rey diz-nos que as séries sao de:
1ª ordem – à escala da camada
2ª ordem – à escala de conjunto de camadas
Mesosequências – à escala da formação
Megasequências – à escala do grupo

Bibliografia:
-
http://e-terra.geopor.pt/artigos/pfjr/pfjr.pdf (http://e-terra.geopor.pt/artigos/pfjr/pfjr.pdf) (22.10.08)
- Apontamentos Estratigrafia e Paleontologia 08/09, Prof. Paulo Legoinha, FCT-UNL
- Moodle:
http://moodle.fct.unl.pt/mod/forum/discuss.php?d=29406 Fórum Estratigráfico, Classificação Descritiva de Litofácies (11-11-08); http://moodle.fct.unl.pt/mod/glossary/view.php?id=93659&mode=letter&hook=L&sortkey=&sortorder= Glossário de Estratigrafia (11-11-08)

Sem comentários: