segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Unidades Litostratigráficas


As unidades litostratigráficas definem-se como um conjunto de estratos que constituem uma unidade, por estar composto predominantemente por certo tipo ou combinação litológica, ou ainda por ter características litológicas importantes em comum, que sirvam para agrupar os estratos.

Não há uma extensão geográfica específica para as unidades litostratigráficas. Esta depende sempre da continuidade e extensão das características que se verificam. Para facilitar a localização no campo, seleccionam-se os locais que mais evidenciam estas particularidades.

É utilizado também o termo litossoma para estas unidades, sendo evitado para não criar interpretações duplas.


As unidades litostratigráficas dividem-se particularmente em:

Grupo – O grupo é constituído por duas ou mais formações que não necessitam ser do mesmo local. Constitui um nome geográfico.

(http://www.geopor.pt/geotic/papers/sjorge6.jpg) – Conjunto de formações: Grupo (Ilha S. Jorge, Açores)


Formação – corpo identificado pelas suas características líticas e posição estratigráfica. Deve ser cartografada.


(http://www.geopor.pt/gne/campo/sintra/paragem6_7.gif) – zona 7 correspondente à formação do Complexo Vulcânico de Lisboa, zona laranja correspondente à formação do Complexo de Benfica.




Membro – Caracteriza-se pelas potenciais particularidades de uma zona que a diferencia do resto da formação adjacente.


(http://pt.wikipedia.org/wiki/Membro_Alemoa) – Localização cronostratigráfica do Membro Alemoa, membro superior da Formação Santa Maria Rio Grande do Sul), constituído por lamitos vermelhos.

Camada – estrato cuja espessura pode variar desde um cm a vários metros. O contacto com as camadas superiores e inferiores pode ser de vários tipos: brusco, gradual, ondulado, etc. Nestes contactos pode haver superfícies de descontinuidade


Cabo Espichel


Utilizam-se ainda os termos supergrupo e subgrupo. O supergrupo refere-se à associação de vários grupos cujas características são interrelacionadas. O subgrupo corresponde a apenas ao conjunto de algumas das formações de um grupo.





Bibliografia:

Livros:
- VERA TORRES, J. A. - Estratigrafia: Príncipios y Métodos - Editorial Rueda - Madrid (1994)


Internet:
-
http://www.perfuradores.com.br/index.php?pg=info_cientificas&sub=info_cientificas_tb&sub_tb=infocie_tb_21 (P E R F U R A D O R E S . c o m )
-
http://www.unb.br/ig/glossario/verbete/unidade_litoestratigrafica.htm (unidade litoestratigráfica)

Foto tirada por Mariana Quininha 07/08

Sem comentários: