quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Estratótipos

Estratótipo é uma camada de material sedimentar que devido às características que possui é considerada a nível internacional como a mais representativa de um determinado intervalo de tempo. Podem ser:
- Simples: quando se tem apenas um local/secção estratigráfica, se for insuficiente ou se não retratar de uma maneira simples recorre-se a outra área abrangente, formando estratótipos:
- Compostos.

Os estratótipos representam adequadamente as unidades sem hiatos ou descontinuidades, boa disposição da base até ao topo e deve mostrar variações laterais de fácies. Estas estruturas fazem assim a descrição geológica e geográfica do local, incluindo outros parâmetros como a localização, meios de acesso, espessura, litologia, paleontologia, mineralogia, estrutura e expressão morfológica. Os seus limites são dados por localidades-tipo ou áreas-tipo.

Existem diferentes estratótipos:
- Holostratótipo – estratótipo original definido pelo autor aquando do estabelecimento de uma unidade ou de um limite.
- Parastratótipo – estratótipo suplementar utilizado pelo autor original para completar a definição original de Holostratótipo.
- Lectostratótipo – estratótipo seleccionado mais tarde na ausência de um estratótipo original devidamente designado.
- Neostratótipo – estratópico novo escolhido para substituir um antigo desaparecido ou rejeitado.
- Hipostratótipo (Corte de referência) – estratótipo suplementar destinado a completar o conhecimento de dada unidade ou de um limite noutra áreas geográficas ou com fácies diferentes de Holostratótipo.

São principalmente considerados originais o Holostratótipo e o Parastratótipo. O Lectoestratópico e o Neoestratótipo podem acabar por serem designados como primários e o Hipostratótipo é como um padrão auxiliar secundário.

Dentro da mesma região-tipo situam-se os Holo, Para e Lectostratigráficos. Os Neo e Hipostratótipos podem ser escolhidos fora da região original.

Existem alguns problemas que se podem pôr: O facto de caracterizarem intervalos temporais muito breves e, muitas vezes incaracterísticos do desenvolvimento filogenético de certos organismos; serem caracterizados, em regra por conjuntos demasiado restritos de organismos e apenas representarem determinadas fácies; caracterizarem apenas determinada província paleobiogeográfica e ainda as dificuldades de controlo da existência de sobreposições ou de hiatos em estratótipos compostos.

Existe uma necessidade de uso de uma linguagem universalmente válida para que a comunicação e cooperação entre investigadores seja facilitada, obtendo assim melhores resultados e conclusões.


Excerto de uma tabela de estratótipos (http://www.stratigraphy.org/gssp.htm)






A IUGS (Uniao Internacional de Ciências Geológicas) rectificou, em 1997, que o perfil do Cabo Mondego (Figueira da Foz) era o mais representativo da passagem Aaleniano-Bajociano (Jurássico Médio).













Bibliografia:
- Apontamentos Estratigrafia e Paleontologia 2008/2009 – Prof. Paulo Legoinha, UNL
- http://www.stratigraphy.org/gssp.htm (Global Stratotype Sections and Points) (22-10-08)
-
http://caminhadasnapraiadequiaios.blogspot.com/2008_04_01_archive.html (caminhadas na praia de Quiaios (Figueira da Foz):Abril 2008) (22-10-08)
-
http://fossil.uc.pt/pags/geolestratbm.dwt (Geologia do Cabo Mondego) (22-10-08)


Sem comentários: