segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Eustasia

Ao processo que traduz a variação global do nível do mar em relação a terra firme, dá-se o nome de eustasia. O movimento eustático é causado essencialmente por variações no volume de água.

As principais causa das modificações do nível do mar são várias, entre as quais:

O aumento ou redução das calotes em consequência de modificações climáticas.
O degelo provoca transgressões, subida do nível do mar. O gelo das calotes polares, por aumento da temperatura global, derrete e transforma-se em água, aumentando o volume dos oceanos e localmente, o avanço da linha do mar.
A glaciação provoca regressões, descida do nível do mar. Com a descida da temperatura global, é formado mais gelo com a água dos oceanos. Aumentam as calotes polares e verifica-se um afastamento da linha de costa nas zonas continentais litorais.

A taxa de expansão oceânica também pode ajudar nestas modificações. Oscila entre 2.5cm/ano (crista Ártica) e mais de 15cm/ano (crista do Pacífico Oriental). Este estudo é feito através da análise das sequências de anomalias magnéticas na crosta oceânica e nas inversões do campo magnético. As taxas actuais são determinadas por métodos geodésicos, os mais utilizados e com grande precisão hoje em dia são os espaciais ou satelitários (Ex.: VLBI (Very Long Baseline Interferometry), SLR (Satellite Laser Ranging), GPS (Global Positioning System)).


O Ciclo Eustático traduz-se na figura seguinte:

Ciclo Eustático
O nível eustático podem ser ciclos de diferentes ordens. Os ciclos de 1ª ordem originam os de 2ª, são uma referência global obtida pela média dos ciclos atrás referidos. Os ciclos de 2ª ordem têm base em depósitos sedimentares, enchimentos de bacia. Os ciclos de 3ª ordem são resultantes de factores climáticos. Existem ainda ciclos de 4ª, 5ª e 6ª ordens.

Os intervalos de tempo característicos são para os de 6 e 5ª ordem, 10000 anos. Para os de 4ª e 3ª ordem, milhares de anos, para os de 2ª ordem, até 3 Ma e de 1ª ordem, 75 Ma
O nível médio do mar é considerado a altitude média da superfície do mar, medida em relação a uma superfície terrestre de referência. É inconstante, variando com a ondulação, pressão atmosférica, marés, temperatura da água e de outros factores cíclicos que actuam que variam desde segundo a vários anos.

Variação do nível médio do mar (i.e. ondulação do Geóide) em função do campo gravítico da Terra (imagem da GRACE - Gravity Recovery And Climate Experiment – da NASA).

Bibliografia:
-
http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/30_TaxasExpansao.html (Tectónica de Placas: Taxas de Expansão)
-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eustasia (Eustasia - Wikipédia, a enciclopédia livre)
-
http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=N%C3%ADvel_m%C3%A9dio_do_mar#Varia.C3.A7.C3.A3o_temporal_e_espacial_do_n.C3.ADvel_do_mar (TerritorioScuola Wikipédia Português – Nível_médio_do_mar)

Sem comentários: