segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Métodos Físicos e Químicos

Até aqui, nos métodos estratigráficos foram falados essencialmente métodos paleontológicos e paleoecológicos.

Existem também outros métodos que têm grande importância na estratigrafia, nos estudos profundos da evolução da Terra. Entre eles estão métodos físicos como:

- Depósitos de varvas
- Dendrocronologia
- Liquenometria
- Tefrocronologia
- Radiocronologia
- Magnetostratigrafia
- Resistividade
- Estratigrafia Sísmica
- Termoluminiscência

As varvas são depósitos sedimentares finos, rítmicos. A cor varia de tons mais claros ou mais escuros consoante o teor de matéria orgânica. Assim, esta ciclicidade reflecte os períodos sazonais, sendo as zonas mais claras as épocas mais quentes e as mais escuros as épocas mais frias.

A dendrocronologia é um método referente ao crescimento de árvores. Assim como nas varvas, periodicamente formam-se estruturas de diferentes cores, neste caso são anéis de crescimento das árvores, anuais. A sua espessura pode variar, com condições favoráveis esta é maior do que em condições que não são tão vantajosas que torna os anéis menos espessos.



(http://www.dendrotec.it/images/dendrocrono.jpg) - Corte transversal de um tronco: observação de anéis de crescimento de uma árvore
A liquenometria como a avaliação do diâmetro de liquens de grande longevidade. Este método é utilizado essencialmente no estudo de avanços glaciares.

A tefrocronologia é um método que implica a individualização das camadas de tefra, material piroclástico projectado em erupções vulcânicas que forma uma camada utilizadas como guias em estudos estratigráficos.
A radiocronologia é um método de datação vulgarmente chamada ‘absoluta’. É feito através de estudo de elementos isótopos, no processo de decaimento radiactivo.
A magnetostratigrafia faz o estudo das características magnéticas das rochas de diferentes idades. Sabe-se que há inversões na polaridade do campo magnético terrestre, ciclicamente.
Fala-se de polaridade normal quando esta é igual à actual, oute seja, o fluxo do campo magnético vão dos polos Sul magnético ao Norte magnético. Quando é referida uma polaridade inversa o acontecimento é o oposto.
A resistividade eléctrica dos materiais é uma medida correspondente à reacção que estes têm ao fluxo de corrente eléctrica. As rochas possuem uma alta resistividade. No entanto, nem todas correspondem da mesma maneira, podendo tornar-se uma característica que pode diferenciar camadas sem estarem afloradas.
A estratigrafia sísmica consiste na emissão, recepção e registo de ondas que atravessam o material. Como foi dito anteriormente, o material corresponde de maneira diferente conforme a sua estrutura e constituição. Assim, é possível identificar estruturas constituintes do subsolo.

(http://www.dct.fct.unl.pt/PLegoinha/Roque_et_al_CNG06.pdf) - Interpretação sismo-estratigráfica do segmento Sul da linha sísmica Esso P81-17 e localização do core SWIM04-39

A termoluminiscência é a propriedade que os minerais têm em emitir luz quando expostos a baixa temperatura. Através da comparação da intensidade da radiação nuclear com a da termoluminiscência, pode determinar-se a idade do último aquecimento que o mineral sofreu. Este método é útil para a vulcanologia e arqueologia essencialmente.

Para alem dos métodos estratigráficos já referidos existem também métodos químicos:
- Teor de flúor nos ossos
- Raceminação de aminoácidos

Estes métodos são utilizados através do estudo dos elementos constituintes de organismos, particularmente fósseis, que nos ajudam a estabelecer datações por medições radiométricas.

O conjunto destes métodos permitem-nos estabelecer correlações, estabelecimento de correspondência, temporal ou contemporaneidade, entre unidades litológicas mais ou menos afastadas geologicamente. A auto-correlação trata-se do acompanhamento da continuidade de uma camada ou de uma sequência sedimentar.

As unidades dizem-se sincrónicas se: houver continuidade e passagem lateral entre elas; se as unidades mesmo de fácies diferentes estiverem enquadradas por outras equivalentes; se contiverem fósseis característicos da mesma idade; se forem da mesma idade segundo determinações radiométricas.
Contudo, pode haver insuficiência na semelhança de fácies para o estabelecimento de correlação sincronas.

Bibliografia:

Livros:
- VERA TORRES, J. A. – Estratigrafia: Principios y métodos – Editorial Rueda, 1994, Madrid

Internet:
-
http://www.oceanografia.ufba.br/ftp/Geologia_Marinha/AULA_6%20_Metodos_Datacao.pdf - http://geopor.pt/gne/geocabula/faqs/tilito.html (Geocábula - Questões)

Sem comentários: