segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Taxonomia

A taxonomia é uma classificação científica criada e desenvolvida pelo sueco Lineu. Este tranformou as coisas vivas numa hierarquia:



(http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_de_Lineu) - Esquema da Taxonomia de Lineu

Inicialmente, Lineu considerou 3 reinos principais: Mineral (minerais), Animalia (animais - com movimento próprio), Plantae (plantas – sem movimentos). Os reinos estão divididos em filo, para o reino animal, ou divisão, para as plantas. Estes dividem-se em classes que são constituídas por ordens. O termos seguintes com a mesma sequência são a família, género e espécie. Mas este sistema de classificação sofreu ainda alterações ao longo do tempo como está representado na tabela seguinte:



(http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_(biologia)) - Quadro da Evolução da Taxonomia


Esta evolução foi naturalmente criada por biólogos, essencialmente, que foram descobrindo as propriedades da estrutura interno dos organismos e que as foram dividindo ou agrupando conforme algumas características essenciais.




As espécies podem assim dividir-se em euribiontes, sendo espécies que se adaptam a diferentes características como a salinidade, ou em estenobiontes, espécies limitadas às condições como por exemplo uma determinada temperatura a qual a população não pode ser exposta.


Este sistema é bastante importante para catalogar os organismos que se encontram fossilizados e estabelecer uma evolução do planeta.

Um Holótipo é um exemplar característico de uma espécie. Se houver algumas variações neste holótipo da-se o nome de Paratipo. O Neotipo ocorre quando o Paratipo desaparece e se arranja outro para caracterizar a espécie.




(http://www.phoenix.org.br/images/Lepidotes_alagoensis.gif) – Holótipo de Lepidotes alagoensis

A Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies de ser vivo se formam.
O gradualismo filético pode ocorrer de duas maneiras diferentes. O código genético pode alterar-se gradualmente ao longo do tempo, fazendo com que uma população evolua pouco a pouco. A este processo dá-se o nome de anagénese. Mas se houver uma população geograficamente isolada, vai evoluir de modo diferente, constituindo um processo de cladogénese.
A especiação tem 4 modos principais: Alopátrica, Simpátrica, Parapátrica e Peripátrica. Estas diferenciam essencialmente na localização de populações, na dimensão destas e da forma como evoluem.
Pode ainda ser induzida artificialmente por experiências laborais ou cruzamentos que não sejam naturais.



Sem comentários: