terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Evolução Paleogeográfica e Paleoclimática

Desde a formação da Terra, a estrutura entre continentes e oceanos não foi sempre a mesma.




No éon Pré-Câmbrico formou-se o primeiro supercontinente: Rodínia. Com o começo da era Paleozóico deu-se a abertura dos oceanos Iapetus e Rheic, e constituiu-se a Avalónia. Por volta do período Silúrico deu-se o fecho do oceano Iapetus e formou-se o continente Norte-Atlântico e já no final da era os continentes reuniram-se e formaram a Pangeia. O início da fragmentação do supercontinente deu-se logo no príncipio do Mesozóico. Separaram-se a Austrália, India, Gonduana e Antártida. A Laurásia e a Gonduana afastaram e deu-se a abertura do Golfo da Gasconha e do Atlântico Sul. Esta formação manteve-se até ao Cenozóico, até ao ínicio desta era onde se constituiu o continente Norte-Atlãntico e a abertura do Atlântico Norte. Deu-se ainda a elevação da cadeia montanhosa dos Pirinéus e a separação da Austrália e Antártida. Na primeira metade do Neogénico deu-se a elevação dos Himalaias, a ligação das duas Américas.






Evolução Paleogeográfica da Terra


Com o estudo dos movimentos tectónicos é possivel prever como estará a localização dos continentes e oceanos. Os continentes reunir-se-ão novamente num novo supercontinente. Com este estudo pode-se concluir que a abertura e fecho das placas continentes demora em média 250 Ma.

As figuras seguintes retratam o planeta daqui a 100 Ma e 250 Ma:


(http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=93705) - O Mundo daqui a 100 Ma

(http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=93705) - O Mundo daqui a 250 Ma



Esta evolução teve também influência nas mudanças climáticas. A obstrução da passagem de correntes marítimas fazia o clima mais frio. Os ciclos de Milankovitch dão outras justificações para as modificações que se verificam na Terra: a excentricidade da órbita terrestre (sendo uma forma elipsóidal mas que tende a variar, a Terra não está sempre à mesma distância do Sol, recebendo mais ou menos energia solar dependentemente disso), a variação do eixo axial da Terra (o eixo tem uma variação entre 22.1º e 24.5º ao que seria um eixo totalmente perpendicular ao plano, assim os pontos não recebem todos a mesma quantidade de energia se variarem esses ângulos), por estes motivos a precessão do planeta também varia.


(http://en.wikipedia.org/wiki/Milankovitch_cycles) - Excentricidade da Orbita da Terra


(http://en.wikipedia.org/wiki/Milankovitch_cycles) - Variação do eixo axial da Terra


(http://en.wikipedia.org/wiki/Milankovitch_cycles) - Movimento de precessão na Terra

Estes factos ajudam na justificação para as mudanças paleoclimáticas. Durante a evolução houve épocas glaciares e inter-glaciares. A figura seguinte mostra as épocas glaciares (zonas azuis) desde a formação da Terra.

(http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=93664) - Quadro de divisões estratigráficas - Prof. João Pais

Bibliografia:
- COENRRAADS, R.; KOIVULA, J. – Geológica: las fuerzas dinámicas de la Tierra - Austrália 2007 H.f.ullmann
- VERA TORRES, J. A. - Estratigrafia: Principios y Métodos - Editorial Rueda, Madrid, 1994

Sem comentários: